segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vai caminhar? Veja como se preparar.

Quando se pensa em deixar o sedentarismo para praticar atividade física, o desejo é que num passe de mágica o corpo esteja preparado para encarar grandes maratonas. Mas não é da noite para o dia que esse processo acontece. Começar caminhando é uma ótima pedida, já que o exercício é democrático e pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer idade - e sem grandes custos.
Para começar
Especialistas recomendam que no início as caminhadas durem cerca de 30 minutos, mas logo esse período precisa ser estendido para uma hora, se o objetivo for queimar gordura. "O treino pode até ser dividido em dois períodos, 30 minutos pela manhã e mais 30 à noite, mas precisa acontecer pelo menos três vezes por semana em dias alternados", orienta o personal trainer e professor Beto Nascimento, da Academia da Praia, no Rio de Janeiro (RJ).
No ritmo
Caminhar oscilando a intensidade dos passos queima mais calorias do que manter o mesmo ritmo durante todo o treino. "Recomenda-se que a pessoa comece caminhando e evolua para pequenos trotes (corridas leves) e volte a caminhar", diz. O ritmo de caminhada corresponde entre 100 e 140 passos por minuto. Já o trote, vai de 141 a 160. Se quiser, você pode usar um pedômetro, aparelho que ajuda a contar o número de passos.
Levar o cachorro para fazer companhia e até empolgar o exercício é interessante, mas não pode prejudicar o ritmo da atividade. E lembre-se, você precisa se sentir confortável. Um bom parâmetro para isso é conseguir conversar enquanto caminha.
Evolução gradativa
Saindo do total sedentarismo, no primeiro mês seu corpo se adapta à caminhada. Depois, ganha resistência, força muscular e flexibilidade. Passados três meses, seu metabolismo se acelera, facilitando a queima de gordura. Já sem vontade de parar, seus músculos aumentam de tamanho substituindo a gordura em excesso.
Pesquisas mostram que aqueles que adotam a caminhada como hábito têm menos gordura corporal, menor pressão sanguínea e melhor tolerância à glicose A caminhada também combate a osteoporose, melhora a lombalgia, recupera o vigor sexual e fortalece o sistema imunológico.
Pronta para começar?
Fonte:  http://revistashape.uol.com.br/fitness/2169/materia/como-se-preparar-para-comecar-caminhar

Fonte:Revista Shape 3/4/2013

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse texto, eu aprendi como corre com saúde, pois muitas pessoas querem corre de qualquer jeito pensando que vão melhora sua saúde, mas na verdade só iram ter mais problemas.

    1° Desenho.

    ResponderExcluir
  3. Emilly Dias

    Achei esse texto muito bem colocado, pois podemos nos avaliar para começarmos uma caminhada e assim fortalecermos nossa saúde para que vivamos muito bem.

    1° Desenho.

    ResponderExcluir