domingo, 26 de maio de 2013

Dicas para começar a correr

Além de queimar muitas calorias, a corrida contribui para a beleza e espanta de vez o estresse Por Redação Os benefícios vão além da estética, a corrida proporciona maior oxigenação do cérebro, aumentando sua eficiência. Consequentemente, nota-se a melhora na agilidade do raciocínio, influenciando positivamente no desempenho de tarefas que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas. No entanto, para quem não está acostumado com a prática, é preciso procurar um profissional e observar algumas preparações importantes. 
Confira as dicas, calce o tênis e corra pra pista! Se você ainda não corre. Faça um check-up: "se você tem menos de 30 anos, faça uma avaliação clínica e um eletrocardiograma antes de começar a correr. Se tem entre 30 e 60 anos, faça também um hemograma, uma avaliação das funções renal e hepática e um exame ergométrico", aconselha Maurício Póvoa Barbosa, médico do esporte. Procure orientação: peça a um profissional para montar um programa de corrida e acompanhar sua evolução. Também é importante procurar um profissional da área de saúde (fisioterapeuta, ortopedista ou educador físico) para identificar possíveis potenciais de lesão e identificar padrões errados na forma de correr. Sem exageros: alongue, respeite seus limites e descanse, para evitar lesões. "Estando com a musculatura e as articulações frios, a probabilidade de lesões musculares é maior", enfatiza o fisioterapeuta Fernando Werneck.
O ideal é se aquecer antes de começar a correr, fazendo alongamentos leves e, em seguida, caminhando. Comece devagar: alternar caminhada e corrida é uma ótima forma de se adaptar. Faça cinco minutos de caminhada e um minuto correndo. Repita o ritmo pelo menos quatro vezes. Dessa forma, dificilmente seu corpo sofrerá estresse, já que ele ainda terá que se adaptar à atividade. "No começo, obedeça intervalos de 24h. A falta de preparo e costume pode provocar tendinites, bursites e lesões articulares, como a condropatia patelar", explica Fernando. 
Correr é bom para:
Ossos: fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose, doença comum entre as mulheres com mais de 50 anos. A lubrificação das articulações aumenta, o que diminui dores nas juntas. 
Respiração: correr aumenta a capacidade respiratória e, ao combinar isso com a melhoria da performance cardiovascular, o resultado é muito mais fôlego e disposição. 
Músculos: a corrida exige bastante da musculatura, principalmente na região das coxas e panturrilhas. Em cerca de três meses, já é possível notar a melhora do tônus muscular e, como também há perda de gordura, a definição fica mais visível e acentuada. Autoestima: um dos benefícios é a perda de peso. A prática regular aumenta o metabolismo e o ganho muscular, o que favorece a queima calórica até mesmo depois do fim do exercício. 
Coração: o exercício diminui as taxas sanguíneas do colesterol ruim (LDL) e estimula a produção do colesterol bom (HDL). Além disso, reduz a pressão arterial e melhora a eficiência cardíaca. 

Texto: Larissa Faria e Bianca Camargo Consultoria: Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte.
Fernando Werneck, fisioterapeuta pós-graduado em traumato-ortopedia e desportiva proprietário da Be Healthy RJ.

Fonte: http://revistashape.uol.com.br/fitness/2120/materia/confira-as-dicas-para-comecar-a-correr

Fonte:Revista Shape 15/5/2013

3 comentários:

  1. Correr faz muito bem a saúde.Mas para fazer uma corrida corretamente, exige cuidados que devem ser essenciais para você não ter nenhuma lesão muscular E essa matéria explica os procedimentos necessários para se fazer uma corrida.
    Matéria legal e muito interessante.
    Daniele santos 1° desenho

    ResponderExcluir
  2. Corre é muito bom pois nos ajuda a perder calorias e nos ajuda a evita algumas doenças. Mas para se fazer uma caminhada corretamente é preciso ter cuidados especiais. E essa matéria é muito legal pois explica detalhadamente.Elaine Mota 1°ano desenho.

    ResponderExcluir
  3. Além das dicas expostas serem muito úteis pra quem está começando a correr, serão também de grande importância para os "sedentários de plantão" pensarem melhor a respeito sobre o tema e ter uma vida melhor e mais saudável. Matéria muito interessante e com uma ótima iniciativa.
    Edson Paulino, 1°M Desenho

    ResponderExcluir