domingo, 5 de maio de 2013

Doenças Hipocinéticas

Uma variedade de doenças conhecidas como doenças hipocinéticas representam uma expressão típica para esse estilo de vida unilateral, pobre em movimento e com comportamento passivo durante o tempo livre. A alimentação errada, o vício prejudicial à saúde como o fumo, o consumo alcoólico e o
estresse psíquico diário de um trabalho cada vez mais intelectual, reforçam negativamente esta situação.
Em oposição às crianças, que ainda são dominadas pela necessidade de movimento e realizam com issouma quantidade suficiente de atividade física no decorrer do dia, os adultos reduzem, de forma crescente, seu nível de atividade física.
A utilização ou não da musculatura é de fundamental importância tanto para a capacidade derendimento psíquico, mental e físico, como também para o estado de saúde geral que está em estreitaligação com a capacidade de rendimento. Além disso, ela tem influência decisiva sobre a autonomia diária e sobre a satisfação e o sentido da vida.
Uma musculatura ativada de forma ampla e variada é, portanto, uma condição prévia básica para amanutenção da capacidade de rendimento de todos os sentidos e sistemas orgânicos do ser humano, proporcionando uma maior vitalidade geral e uma menor incidência de doenças.
Como a causa do surgimento da doença hipocinética é alimentada por uma única fonte, ou seja, a falta de atividade física, o antídoto adequado que pode ser recomendado é a realização de mais movimento,seja na vida diária, no trabalho, no tempo livre ou nas férias.
Com isso, deve-se considerar que as doenças hipocinéticas podem se manifestar de várias formas e atingir também diferentes órgãos.
As doenças hipocinéticas se relacionam principalmente com as áreas do sistema cardiovascular, como oaparelho locomotor ativo e passivo, o sistema metabólico, o sistema hormonal, o sistema nervoso autônomo e o sistema nervoso central.
Modalidades esportivas de resistência são recomendadas para o aumento da aptidão física geral combatendo os fatores de risco de doenças degenerativas do sistema cardiovascular.
 Atividades esportivas orientadas para flexibilidade e para a força que possibilitam o aumento da força geral e a profilaxia de problemas posturais, assim como o combate de doenças do aparelho locomotor e da coluna vertebral.
 Para prevenção de fraquezas e desordens da coordenação sugerem-se as modalidades
esportivas que desenvolvam a habilidade e a agilidade.As atividades físicas ou esportivas que servem, de forma mais adequada para a prevenção das diferentes doenças hipocinéticas.
Além disso, é importante escolher que sejam prazerosas, que não representem um estresse adicional à sua vida profissional e cotidiana tão sobrecarregada.
 
Bibliografia:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080914113210AAgCKmw

21 comentários:

  1. Depois desse post tomei vergonha na cara, mudei minha alimentação e comecei a fzr treinos diários, agora é ficar firme e não desistir como da última vez.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Oderflav , vamos nos movimentar , rs ! Pois além de evitar essas doenças hipocinéticas, estaremos também melhorando a nossa qualidade de vida, a nossa disposição e o nosso humor !

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Oderflav! Dentre os objetivos do blog um é o de motivá-los a buscarem uma melhor qualidade de vida. Jogue duro!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de visitar esse blog,aprendi coisas que não sabia e vou fazer de tudo para colocar em pratica as coisas que são boas para nossa saúde como:praticar exercícios fisicos,ter uma boa alimentação etc.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante abrir os olhos de muitos alunos que precisam ver esse pequeno texto, que fala bastante coisa do nosso dia a dia super curti muito interessante abrir nossos olhos em relação a essas doenças hipocinéticas!
    POR: Jennifer Ferreira 3°M2

    ResponderExcluir
  6. É interessante, pois nunca tinha ouvido falar das doenças hipocineticas, e agora soube que ela é uma doença que é pobre em movimento e quem tem comportamento passivo durante o tempo livre, tem a alimentação errada, entre outros, que reforcam a negatividade dessa situação, que acaba se relacionando com as áreas do sistema caridiovascular, então o importante é fazer atividades físicas ou esportivas que servem para a prevenção dessa doença, espero que a galera fique consciente disso, não é bom ficar parado, ainda bem que eu não gosto, nem consigo, é isso ai .

    ResponderExcluir
  7. Sabia que a falta de exercícios poderia causar danos ao corpo(até de maneira irreversível), mas não que poderia atingir o sistema nervoso. Agora tenho ideia do'que o sedentarismo pode causar ao ser humano e com isso, tenho que voltar o mais urgente possível para a academia e caminhadas diária.

    ResponderExcluir
  8. Com essa leitura , podemos passar a ter um corpo legal , e um bom humor .
    póis seguindo tudo o que foi citado no texto acima , esses beneficio são inevitaveis ;)



    (Wanderson Lima Boaventura Santos 3ºm2)

    ResponderExcluir
  9. Depois de ler esse texto muitas pessoas abriram os olhos, e cuidaram mais de sua saúde... ASSIM COMO EU.
    Porque o BEM ESTAR é tudo, e todo mundo quer viver bem.
    E ninguém quer adquirir esta doença, ter uma boa alimentação, e praticar exercicio entre outros, nos ajudará melhorando a nossa qualidade de vida.


    JULIANA SILVA SANTANA 3ºM2

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. realmente a importância de se praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação não e algo que possa ser ignorado
    Euvaldo Brito 3ºM2

    ResponderExcluir
  12. muito importante esse assunto de doenccas hipocineticas eu acho que ee melhor nos cuidarmos praticando exercícios físicos para nao chegarmos a esse ponto. agora vou tomar vergonha na cara e paticipar das aulas praticas de educacao física...
    luísa araujo nascimento
    primeiro desenho (cetep)

    ResponderExcluir
  13. É importante mesmo as pessoas prestarem bastante atenção na sua saude pois a falta de exércicios fisicos alem de causar sedentarismo pode tambem causar esses tipos de doenças pois esse assunto: DOENÇAS HIPOCINETICAS; e que assusta a todos

    Thayllane alves da silva
    1° Desenho

    ResponderExcluir
  14. preciso de 10 tipos de doenças hipocinéticas, não tem ? Não estou achando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas das doenças conhecidas como hipocinéticas são: Obesidade, Cardiopatias, Hipertensão Arterial, Diabetes tipo II, Osteoporose, sarcopenia e o câncer. Pode ocorrer também o surgimento de alterações no sistema neurológico

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir